Sobre a decisão de adotar um gato (bônus: sugestões de nomes)


Em primeiro lugar, é importante que o adotante tenha em mente que está levando para sua casa uma VIDA, que tem necessidades básicas assim como nós, seres humanos.

Também é necessário ter ciência de que levar um gato para sua casa implica em custos adicionais com alimentação, vacinação, higiene e outros itens que se fizerem importantes para o bem estar do bichinho.

Jamais deve-se decidir pela adoção por um impulso ou uma vontade de agradar um filho, sem pensar nas consequências desta decisão. Ou em um momento de carência - bichos não são roupas que compramos em uma loja para satisfazermos nossas vontades e ficarmos felizes naquele momento - bichos são vidas. Se você não gosta que brinquem com seus sentimentos, não faça isso com um animalzinho usando-o. Você viaja muito? Tem uma vida agitada? Acha que dificilmente terá quem cuide do animal? Então não adote nenhum, dê tempo ao tempo.

A expectativa de vida de um gato de rua (sem dono) é de cerca de 3 anos. Um gato com dono e dentro de casa, pode chegar de 15 a 20 anos (mas há muitos casos de gatos que morreram com mais idade). Sua situação de vida é estável o suficiente para acomodar um animal de estimação por este período de tempo? Diversos abrigos estão lotados de animais que foram abandonados porque os seus proprietários tiverem que se mudar e não podiam levá-los consigo. É difícil achar bons lares para gatos adultos. Por isso, pense a longo prazo e tenha a certeza de que em hipótese alguma irá deixar seu gatinho para trás, não importa o motivo ou a situação.

Filhotes são fofinhos... e bagunceiros

Os gatinhos acham que na sua casa, tudo foi criado para o entretenimento deles. Cortinas foram feitas para serem escaladas, cordões e fios elétricos podem ser mastigados sem problemas, enfim, tudo merece ser ser experimentado e para eles não há perigo nenhum nisso. O sofá é sempre um dos principais alvos dos felinos:  o gato arranha a superfície que ele entende que lhe dá boa chance de eliminar as unhas velhas, renovando as garras. Também o faz para marcar território, colocando aí “marcas de cheiro” que não percebemos, mas eles sempre reconhecem. Quanto mais o gato usa a superfície, mais é atraído a ela, pois possui o seu cheiro. O gato também arranha como forma de exercício, espreguiçando-se. (Veja a seção de "Dicas e Curiosidades sobre os gatos" para maiores detalhes).

Pergunta básica: TODOS os moradores da casa estão de acordo? Esta pergunta você deve se fazer mesmo antes de contactar o doador do gatinho, pois um contato seu gera expectativa, ainda mais se você for um bom adotante. Então não crie falsa expectativa., Chegue a um consenso em casa, depois saia à procura de seu filho peludo. E chegar a um consenso em casa realmente significa um consenso, não force a barra...o bichinho deve ser bem recebido por todos, de coração.

Bom, depois de tantos alertas, vamos às milhares de recompensas de termos um gatinho!!!

Em primeiro lugar, adotar é um ato de amor e compaixão. Você estará dando uma segunda chance a ele. Há milhares de animais passando frio, fome e maus tratos nas ruas. Abrindo a porta de sua casa  para um (ou alguns deles), você estará garantindo que pelo menos aquele animal saiba o que é viver com dignidade, no seio de um lar e com o afeto de uma família.

Além disso, há diversos estudos comprovando que ter um gato reduz o stress e melhora a saúde do dono. O contato diário com um animal é extremamente benéfico à saúde mental de seus donos. Os benefícios para as pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares é indescritível. De vez em quando ficamos feridos e traumatizados psicologicamente. Por vezes deixamos até de confiar nos seres humanos, depois de algumas decepções...para estas pessoas, uma ligação com um gato pode proporcionar grandes recompensas e devolver a confiança que precisam adquirir novamente. Cuidar de um animal descontrai e até é usado como terapia em certas instituições de saúde.

Existem correntes de pensamento milenares que atribuem ao gato um papel fundamental em nossa casa. Prega-se que os felinos atraem vibrações positivas, melhoram o astral de todos os moradores e simbollizam proteção. Isso faz todo sentido quando observamos o comportamento que os gatos têm quanto notam que não estamos bem. Eles são extremamente sensíveis e percebem de longe o quando estamos tristes, ficando próximos de nós como se quisessem nos resguardar e tirar a tristeza de nosso coração com sua companhia.

Há muitos adotantes que depois de um tempo entram em contato conosco e relatam como fizeram bem em adotar e dar uma segunda chance ao animal. E como os gatinhos são gratos e retribuem o amor que receberam! Até mesmo os adotantes de primeira viagem acabam caindo nas graças desses bichinhos encantadores e aprendem no dia a dia a entender que adotar um gato foi a melhor coisa que poderiam ter feito!

Decidiu pela adoção? Então veja quanta dica e informação importante você verá na seção "Dicas e Curiosidades sobre os gatos", aqui no blog, no link abaixo.

http://www.cantodosgatinhos.blogspot.com.br/p/curiosidades-interessantes.html

Sugestões de diversos nomes para seu gatinho =^..^=

Fêmeas


Agatha Emily Marilu
Alice Felicia Marilyn
Alícia Fragolina Matilde
Angel Frida Mel
Anita Gigi Naomi
Babalu Jade Natasha
Babi Janes Nicole
Babuska Janie Nikita
Baby Jolie Nyashia
Bambina Jujuba Paçoca
Bebel Jully Paloma
Bel Julieta Pandora
Bella Juliette Pantufa
Betina Kelly Paty
Bia Kika Peggy Sue
Brigitte Kitty Penelope
Cacau Leona Petty
Capitu Lili Princesa
Catarina Lolita Rebeca
Charlotte Luana Sandy
Chiara Ludmila Sasha
Cindy Lully Scarlet
Clara Luma Shamu
Cristal Lurdinha Sofia
Dafne Madalena Suri
Debbie Madonna Tininha
Dolores Mafalda Ursula
Dolly Maggie Valentina
Dorinha Malu Vicky
Dorothea Margot Vida
Dorothy Maria Vitória
Duda Marie Yasmin

Machos

Allan

Garfield

Nick
Aristides Gargamel Nicolau
Bartô Gipsy Oliver
Bartolomeu Gregor Sansão
Billy Gregory Sebastian
Bono Gucci Simba
Caco Jack Simon
Calvin James Sugar
Chandon Joaquim Tarik
Charlie Leoni Teo
Chopp Lucas Teodoro
Chuvisco Manoel Timoteo
Cookie Mario Jorge Tonico
Elvis Marley Valdemar
Feijão Max Veludo
Felipe Milky Yoshi
Felizberto Mingau Yuri
Frajola Negresco Zeca
Francisco Nestor Ziggy

Fêmeas/Machos

Sashimi Sushi
Soneca Tutti