Dicas e Curiosidades sobre os gatos

Dicas e Curiosidades sobre os gatos

Mania de acordar o dono


"Os gatos sabem instintivamente o momento exato em que o dono vai acordar... Então, eles o acordam dez minutos antes" - Jim Davis, o criador do gato Garfield


- Em primeiro lugar, o gato gosta de receber atenção do dono. A crença de que o gato se apega à casa e não ao seu dono é totalmente "furada". Enquanto seu gatinho dorme o dia todo (provavelmente nas horas em que você está fora, trabalhando), no momento em que você chega, ele quer sua atenção, sua companhia e seu carinho. Então além da crença de que ele sabe o momento em que você irá acordar, ele também pode estar te acordando porque quer que você gaste um tempinho com ele, brinque, ofereça comida, etc, como uma forma de mostrar que se preocupa com seu gatinho. Planeje gastar um tempinho com ele quando você chega, ou um pouco antes de ir dormir. Brinque, ofereça comida, faça ele gastar energia e mostre que gosta de estar perto dele. O fato de ele gastar energia e se alimentar à noite com você pode diminuir a vontade que ele tem de te acordar e pedir companhia/comidinha. Mas pode ser que ele te acorde mesmo assim. Jamais brigue com seu gatinho por isso - gatos não associam as punições que recebem, como os cachorros fazem. Ele se tornará um animal medroso e não irá agir como você deseja. O ideal é que você atenda os pedidos dele e até se antecipe a eles - como no caso de gastar uns minutos de sua noite, em um horário estabelecido por você - até que ele se acostume com isso.

Cuidados essenciais dentro de casa

Suas janelas são teladas?

                                                      
As janelas são sempre um perigo para gatos de apartamento. Eles adoram ficar vendo o movimento da rua e se distraem facilmente com pássaros e borboletas voando. Também gostam de dormir tomando seu solzinho e aproveitando o ar fresco que vem de fora. Em ambas as situações, podem perder o equilíbrio e cair. Isso dá aos gatos a fama de "suicidas", dada por pessoas que desconhecem o instinto do animal. O instinto de caça dos felinos, aliado ao seu desconhecimento de que sua casa está "acima do nível da rua", levam muitos destes acidentes a serem fatais.  É importante lembrar que quando o gato está de olho do lado de fora, é porque já está com vontade de ir atrás. Sua curiosidade é tamanha que neste momento não existe segundo, terceiro, ou vigésimo andar - ele simplesmente lembra que o movimento está perto dele, praticamente no "quintal" de casa - e por isso é fácil ir atrás. Por isso é errôneo o julgamento de que ele assume riscos ao "pular", como se fosse algo consciente. Uma queda até o 3° andar trará fraturas para o gato. Mais acima é fatal. Por isso, é extremamente necessário que as pessoas telem todas as janelas de seu apartamento. O procedimento é rápido e não é caro!

Obs.: Telas de proteção sofrem desgaste natural com o tempo. Troque TODAS as telas a cada 5 anos. Se morar perto do mar avalie o material de tempos em tempos. O desgaste do nylon tira sua função de proteger sua casa de acidentes.

Ah! E não esqueça: basculantes de qualquer tamanho, qualquer altura e qualquer tipo precisam SIM ser telados. Não importa se a janela basculante é alta ou se fica dentro do box que "vive fechado", o risco existe e é absolutamente desnecessário, seja responsável! Pense que qualquer saída para o ambiente externo precisa estar protegida, não importa onde fique. Não os deixe somente fechados, coloque telas. Uma faxineira ou uma visita desavisada podem ser suficientes para o basculante ou o ambiente em que ele fica serem abertos e esquecidos, deixando seu gatinho exposto, já que a curiosidade do gato não tem limites e sim, uma pequena brecha é suficiente para eles saírem. Poucos segundos são necessários para um acidente. Sim, gatos são "ninjas", arrumam forma inimagináveis de irem procurar novidade onde não devem, se penduram, são insistentes, curiosos, espertos.










Seu gato rói as telas de proteção? Você não pode instalar grades? Telas de PVC galvanizado são a alternativa mais segura. Têm o mesmo formato que a tela de nylon e olhando de fora nem nota-se a diferença entre ambas. No RJ a empresa que indico para instalar este tipo de tela chama-se "Cerca Tudo". Ela vem nas cores verde ou azul e acredite, você logo se acostuma com a nova tela. O que importa é que seu gatinho estará seguro.




Você acha que seu gato é mais feliz por ter acesso às ruas?


 

Acredite: a rua não é legal, e se você acha que tudo que eles querem é "liberdade", é porque eles não têm noção do perigo que correm. Lá ele vai ter contato com doenças e riscos diversos como atropelamento, maldade humana, brigas e certamente vai ter um dia em que ele não voltará para casa - e isso não terá sido fatalidade. Respeite a integridade física de seu gatinho - ele vai ficar "preso" dentro da casa dele, mas com o carinho de uma família, uma cama quentinha para dormir e comida e bebida à disposição deles (se pudéssemos perguntar a um gato de rua se ele trocaria sua vida "livre" por isso tudo, eles nem pensariam duas vezes). Gatos de rua passam fome, sofrimento, abandono, se machucam e são extremamente carentes. Quando você abre a porta da rua para seu gato dar uma "voltinha", você está abrindo também um caminho de possibilidades para que ele compartilhe desse sofrimento com os outros.

Gatos são curiosos - evitando acidentes...



Mantenha a tampa do vaso sanitário fechada. Não deixe seu gato beber água do vaso, especialmente se utilizar produtos desinfetantes como saches. etc.


 


Os gatos amam brincar em espaços abertos, mas algumas vezes, isso pode colocá-lo em risco, já que ele pode ser picado por um inseto. Se um gato foi picado por uma abelha ou algum tipo de vespa, a área pode inchar rapidamente e ficar dolorida. A área elevada é chamada de pápula e se o gato foi picado mais de uma vez, você verá várias dessas. Uma possível reação alérgica causada pelo veneno depositado pelo inseto é o problema mais sério que pode surgir desse tipo de picada.

Sinais indicadores de que um gato foi picado por um inseto incluem inchaço, dor nos músculos e na área afetada, vômitos, fraqueza e febre. Você também deve procurar sinais de choque, que incluem gengivas esbranquiçadas ou empalidecidas, freqüência cardíaca e respiração aceleradas. O mais indicado para qualquer sinal de problemas com seu gatinho é levá-lo imediatamente ao veterinário.

(Obs.: Inchaço na boca pode também ser indício de glândula salivar entupida).


A caixinha de areia

O tipo de caixa higiênica que você oferece ao gato, onde a coloca e como a limpa são detalhes que podem fazer muita diferença para o bem-estar dele... e para o seu também!

A regra é oferecer no mínimo uma caixa a mais que o número de gatos - duas caixas higiênicas se você tiver um gato; quatro, se tiver três gatos, e assim por diante. Avaliando a freqüência de uso das caixas, conclui-se qual é a preferida de cada gato.

O gato tem a necessidade de enterrar suas fezes e urina pois não quer que possíveis predadores sintam seu cheiro. É instintivo.

A caixa deve ser cheia até ficar com uns 5 cm de altura de areia, no mínimo. Deve-se tirar as sujeirinhas com a pá, colocar num saco e dar um nó antes de colocar no seu cesto de lixo, para evitar vazamentos. Após a retirada das sujeirinhas preencha com mais areia limpa. E a cada 2 ou 3 semanas troque totalmente a areia da caixa. Não coloque as comidinhas do gato muito próximas à caixa de areia (o gato detesta e é anti-higiênico). As melhores caixas de areia são as grandes, com encaixe extra de borda, que impede que o gato espalhe areia ao enterrar as fezes.

A melhor areia é aquela que absorve de forma mais fácil bastante quantidade de líquido. Areias que formam torrão, ou as biodegradáveis, que podem ser jogadas no vaso sanitário ou  ainda as de sílica são todas muito bem vindas. Sim algumas tem o preço mais salgado, mas o custo benefício vale a pena pois elas duram mais e deixam bem menos cheiro.  

Veja os comentários sobre os tipos de areia extraídos do blog http://www.petmag.com.br/


  • Areia comum – São mais baratas e você pode até coletar na praia, se morar perto de uma que não tenha o solo contaminado por passagem de esgoto. Mas as desvantagens são significativas. Como nunca se sabe ao certo a composição do material, ele pode vir com algum tipo de fungo ou bactéria e deixar seu bichinho doente. Além disso, esse tipo de areia não controla os odores, nem absorve a urina, exigindo a troca completa e lavagem da bandeja toda vez que seu pet fizer cocô ou xixi.
  • Granulado comum à base de argila – É a opção mais encontrada em pet shops e até em supermercados. Composta por granulados escuros, em tons que variam do marrom ao acinzentado, de acordo com a marca, não é tão cara e o pacote com 4 kg custa em torno de R$ 5. O xixi forma pequenos torrões, fáceis de serem coletados com a pazinha. O conteúdo da bandeja costuma exigir troca total a cada semana, dependendo do animal. O granulado não gruda na pata do gato e, portanto, é mais difícil de ser espalhado pela casa.
  • Granulado com perfume – Segue as mesmas características do granulado comum, à base de argila. A diferença é que vem com um perfume. O cheirinho aparece conforme a urina do gato entra em contato com a areia. Por conta disso, o preço também fica um pouco mais alto. As trocas também precisam ser feitas pelo menos a cada semana, para evitar odores desagradáveis na casa. Outro ponto negativo é que alguns gatos podem apresentar alergia ao produto.
  • Sílica microcristais – É a melhor opção em controle de odores. O material químico absorve a urina e evita o mau cheiro por mais tempo. Se você tiver um gato só, pode durar até um mês. É formado por cristais brancos e azuis. Conforme ficam gastas, vão perdendo a tonalidade e o xixi vai se acumulando no fundo da bandeja. Quando isso acontece, é preciso retirar todo o conteúdo, lavar a caixa e colocar uma nova remessa. A desvantagem é o preço: custa três vezes mais do que os granulados comuns. Porém, se você considerar o tempo de duração, a troca compensa. A química também pode gerar algum tipo de reação para os gatos mais sensíveis.
  • Sílica bolinhas – As características são as mesmas dos microcristais, porém, a sílica em bolinha tem grãos mais finos e macios para as patinhas dos gatos. No entanto, é justamente no formato que reside sua maior desvantagem. Por serem arredondadas, as partículas podem rolar e se espalhar com mais facilidade pela casa, aumentando a sujeira.
  • Pedrinhas minerais – Pequenas pedras de origem mineral que endurecem em contato com a urina, facilitando a limpeza da caixa com a pá apropriada. Não costumam desencadear alergias nos animais. O custo é baixo e o poder de absorção é satisfatório, porém, deixa a desejar no controle do odor.
  • Madeira – É feita de pequenos grãos de madeira do tipo pinus. Além de ser biodegradável e, portanto, mais favorável ao meio ambiente, também tem um custo mais baixo e é natural, com menos chance de reações alérgicas da parte do animal. Absorve bem a urina e dura bem mais do que o granulado sanitário comum. O ponto negativo: você precisa peneira-la todos os dias para retirar a areia que já está gasta.
  • À base de farinha de mandioca – Outra opção natural que minimiza os riscos de alergia nos bichos mais sensíveis, esta versão é mesmo feita de farinha de mandioca.
Porque os gatos "marcham" ou "amassam pãozinho"?




Esse comportamento felino , também chamado de "amassar pão" , e "massagear" com as patas, quando encontram superfícies macias, serve para depositar o odor pessoal do felino alí demonstrando ser seu território. Mas eles também sentem muito prazer fazendo isso. Essa massagem também chamada de movimento de "ordenha" é algo que sobreviveu como um ato afetivo à infância dos gatinhos , qdo faziam isso para estimular o leite da mãe ,.Esses momentos para os gatos são aconchegantes e calorosos , de felicidade total, porque lembram a nutrição inicial.


É um hábito que eles realmente adquirem na fase da amamentação, na barriga da mãe, para sair o leite. É um momento sublime, de segurança e puro afeto. Quando adultos eles transferem esse ato quando têm sensações boas, quando fazem isso nos humanos por exemplo, é uma associação com o amor materno. Vocês sabem que gatos muito amados por seus humanos são eternos bebês.


Mas esse ato dos felinos é algo bom, ligado a boas sensações. Assim como quando eles ronronam significa felicidade e afeição.


Se o seu gato massageia o seu colo antes de dormir, possivelmente a vê como mãe postiça...


Os gatos gostam esses movimentos e se sentem em segurança fazendo isso.


Afiando as unhas no sofá






O gato arranha objetos para:

- “Afiar” as unhas: faz parte da natureza de todo felino...para retirar delas pedaços que estão soltos e que ficaram velhos e incomodam. Assim, ele mantém sempre exposta a camada mais nova e afiada das unhas, que crescem continuamente.

- Demarcar objetos: ao arranhar, ele deixa marcas visuais e, ao mesmo tempo, “imprime” o cheiro dele. Esses sinais servem para alertar outros gatos quando se aproximam do território dele.

- Alongar-se e exercitar-se: ele sente prazer em se esticar e arranhar após uma boa soneca.

Da mesma maneira que o gato se lambe todo, no intuito de higienizar-se (o tão conhecido "banho de gato"), ele também precisa arranhar para que suas unhas sejam aparadas. Então em vez de ensinar o gato a não arranhar, o que comprometeria o bem-estar dele, devemos estimulá-lo a arranhar objetos permitidos ou arranhadores adquiridos para essa finalidade.

É muito conveniente ensiná-lo, ou melhor, educá-lo a arranhar alguns objetos específicos, conhecidos como "Arranhadores Para Gatos" (na primeira página de nosso blog há um link para o site da Gataria, que fabrica arranhadores do jeito que o dono quer).

Como regra principal, o seu gatinho tem que "gostar" do objeto escolhido, ou seja, o gato tem que ser atraído pelo arranhador, e a maneira mais eficaz disso acontecer é através de um dispositivo muito prático, conhecido como CatNip, a erva do gato. Essa erva, o CatNip, possui um princípio ativo chamado nepetalactone, que atrai os felinos... É só esfregar a erva no arranhador para que o seu gato comece, imediatamente, arranhar o local desejado. Os gatos são atraídos pelo CatNip e iniciam o ato de arranhar e como animais perceptivos e inteligentes que são, rapidamente compreendem que, ao arranharem, as suas unhas são aparadas, aliviando a irritação... Pronto, o seu gato está ensinado a arranhar aquele determinado local.

Os "Arranhadores Para Gatos" não foram feitos para durarem para sempre, pelo simples motivo de que com o passar do tempo (e dos arranhões) eles se desgastam e se impregnam de sujeiras e cheiros, fazendo com que os felinos passem a repugná-los... Quando notar esse comportamento, é hora de trocar, para a felicidade e saúde de seus amiguinhos. E de sua mobílias, paredes, cortinas, carpetes, etc...

Macho ou fêmea?




As fontes de água e os potes de comida

Mantenha sempre água ao alcance de seu gatinho. Gatos sofrem muito de doenças do trato urinário, portanto quanto mais água beberem, mais difícil sofrerem destas doenças. Os gatos adoram água fresca e corrente, o que explica a fascinação de alguns deles pelas torneiras (alguns gatinhos sobem na pia pedindo para o dono abrir a torneira). A fonte de água estimula seu gatinho a manter-se hidratado, além de ser muito agradável manter o barulho de água corrente no ambiente, transforma sua casa em um local mais calmo e agradável. As melhores fontes são as de cerâmica (a marca Pahezzo tem uma muito boa). As de plástico não são recomendáveis, assim como pratos de plástico para comida, pois o plástico pode ir dissolvendo com o tempo e causar intoxicações, além de riscar e arranhar com facilidade, o que causa o acumulo de germes e bactérias. Há também gatinhos que adoram derrubar o prato de água ou comida - não são todos, mas alguns o fazem - e neste caso, um prato com um material mais pesado dificulta esse tipo de comportamento. Os pratos ideais são os de inox, seja para água ou comida, mas se você optar pelo prato de inox para comida e a fonte de água de cerâmica, será melhor ainda!







Ronron






O ronronar dos gatos origina-se em seu sistema sangüíneo. O som é o resultado da vibração que surge das paredes dos maiores vasos sangüineos na área do tórax. Essas vibrações são prontamente transmitidas para as passagens de ar do gato, resultando no ronronar. Este é o mecanismo físico, que é impulsionado pelo mecanismo emocional. Um gato não passa a vida toda ronronando, ele só emite esse som quando esta, emocionalmente de bem com a vida, feliz e satisfeito. O ronroneio do gato não é mais que um estado de espírito.

Obs: Alguns gatos ronronam alto quando estão muito assustados ou com dor ou para pedir socorro. Exemplos: gatas dando à luz ronronam. Gatos atropelados ou muito subnutridos ronronam para pedir socorro.


Cuidados necessários para evitar acidentes domésticos


Gatos são animais curiosos, irrequietos, alguns são alérgicos.


- Evite deixar líquidos e alimentos quentes ao alcance do gato.
- Quando estiver cozinhando mantenha o gato fora da cozinha. Mesmo após desligar o fogão, cuidado com a superfície que ficou quente: pode queimar a patinha ou o focinho de seu felino. Gatos mais peludos podem facilmente “pegar fogo”, ao pularem sobre o fogão quando estiver aceso.
- Não utilize produtos em spray (perfumes, desodorantes, etc.) perto do gato – podem causar alergias respiratórias no bichinho. Usar inseticida à base do ácido crisantêmico (olhar a embalagem). Nunca aplicar perto do lugar onde ele costuma comer, andar e deitar;
- Cuidado com desinfetantes e ceras – podem intoxicar o bichinho. Use água sanitária diluída em água;
- Jamais medicar o gato sem consultar o veterinário (obs.: muitos remédios humanos são tóxicos para eles)
- Enforcamento – coleiras para gato são diferentes das dos cães, pois possuem uma parte elástica. Mas, mesmo assim, ao sair de perto de seu gato ou se ausentar, retire a coleira dele – ele pode pular, ficar preso e se enforcar;
- Use protetores de tomadas, e evite que o bichano tome choques, que podem ser fatais;
- Deixe máquina de lavar e outros aparelhos fechados ou tampados;
- Gatos gostam de entrar em gavetas, armários, etc. Se ficar trancado, o animal pode sufocar-se. Cuidado também com geladeiras, freezers e armários com produtos de limpeza;
- Portas internas devem ter apoiadores, pois podem bater, com risco de esmagar a cauda e/ou patinhas;
- Mantenha linhas, barbantes, fios de lã e fio dental longe do alcance dos gatos. Se engolidos podem afetar o intestino e o bichano necessitar de uma cirurgia de emergência. Caso observe que um gato seu engoliu um fio dental, uma linha, barbante...ou um novelo de lã (os novelos com fio e a bola de lã são ainda mais perigosos pois têm efeito de "ancora" no organismo e vão amarrando os órgãos), corra IMEDIATAMENTE para uma clínica de emergência. O fio, com a bola de lá na ponta ou não, ou seja, qualquer pedaço de linha, fio dental, barbante, pode se fixar no caminho e causar uma obstrução no trato gastronintestinal. O corpo estranho pode ficar preso desde a língua até a parte final do intestino e em qualquer uma dessas partes isso pode ser fatal. Um ultrassom deve ser feito para avaliar a presença do corpo estranho linear. Se você não o viu engolindo nada e se sentir que seu gatinho começou a vomitar de uma hora para outra, ou ficou apático, ou inquieto, enfim, com qualquer sinal de que não está bem, leve também ao vet. Aliás em qualquer ocasião de comportamento estranho o vet deve ser consultado imediatamente. Evite pedir ajuda pela internet em qualquer suspeita de que seu gato não está bem. O melhor local para ir é sempre o veterinário. 
- Mantenha alfinetes e agulhas longe do alcance dos gatos – eles podem engolir e ser fatal.
- Não permita que seu gato fique no banheiro enquanto você toma banho – isso pode favorecer o aparecimento de fungos, pois ele ficará úmido com o vapor.
- Cuidado com agulhas, facas, tesouras e pequenos objetos. Mantenha-os sempre longe do alcance do gato;
- Mantenha os produtos de limpeza longe do alcance dos animais, assim como das crianças;
- Não deixe que o gato pise em assoalho molhado com produtos químicos;
- Não borrife nenhum produto em aerossol na presença do cão ou próximo ao seu comedouro e bebedouro;
- Plantas venenosas para gatos - clique no link abaixo para obter a relação completa:
http://omundodosgatos.googlepages.com/plantasornamentaisvenenoersasparaoseugat

Exagero ou catela?

Muitos donos de animais encaram como "exagero" as dicas de prevenção de acidentes, alegando que em anos de experiência como donos de gatos (ou animais) "aquilo nunca lhes ocorreu". Gente, prevenção não pressupõe que você tenha uma estatística na sua casa e no seu histórico. Prevenir é justamente é evitar que você vire uma NOVA estatística...qualquer alerta de prevenção de acidentes é super válido e benéfico.


Acidentes domésticos: pressa, falta de atenção, rotina stressante. 
Veja um relato extraído do facebook em Abril de 2015:




As sacolas plásticas



Cuidado com sacos plásticos – gatos “gostam” de mastigar e engolir pedaços do saco, o que pode ser fatal. Podem também se esconder dentro do saco ou ainda, durante a brincadeira, prender o pescoço na alça das sacolas...em ambos os casos há risco de sufocamento. Tente colocar as sacolas em local bem guardado e fora do alcance dos bichanos.

Cuidado ao abrir e fechar a porta de casa, no dia a dia, recebendo visitas, etc

Parece trivial, mas todo cuidado é pouco ao entrar e sair pela porta de casa, seja quando você vai viajar e está saindo com as malas, ou quando chega do supermercado com as compras, ou recebe visitas/as acompanha até a porta na saída, ou quando abre para o entregador de pizza, ou mesmo quando entra e sai rapidamente para a rua, para ir ao trabalho, para colocar lixo na lixeira do prédio, enfim. Uma pequena distração é suficiente para a fuga e dias de pesadelos após isso ocorrer, pois ninguém quer seu gatinho perdido por aí.


Tenha atenção sempre que abrir e fechar a porta. Se você vai entrar ou sair com algo de volume, ou está chegando ou saindo de viagem, ou há um movimento grande de pessoas em casa...cogite a possibilidade de isolar seu gatinho num comodo até o movimento todo acalmar. Você poderá assim se concentrar no que precisa fazer no momento e seu gatinho estará a salvo. Quando tiver muita visita em casa até seu gatinho irá preferir ficar num cantinho quietinho...acaba sendo o mais indicado para todos.


Gatos precisam passear?


Se seu gato vive com cuidados básicos, brinquedos à disposição para gastar energia, opções de locais para subir e descer, como prateleiras, uma boa fonte de água pra beber à vontade, carinho, atenção, paz, conforto, acredite: eles se adaptam ao local em que vivem e não gostam de mudar de ambiente. Não pense que eles precisam ter o costume de sair para "passear". Mesmo que você os leve na coleira. Deixe seu gato no sossego de sua casa! Não o exponha a riscos desnecessários. A coleira pode arrebentar, o gato pode levar um susto e fugir do seu colo (sim, você perde o controle de segurar um gato nervoso no seu colo), ou se estiver passeando no chão "sob sua vigilância", ele pode correr no susto ou na curiosidade atrás de algum pássaro e bye bye gatinho...é muito rápido, mesmo! O mundo perfeito onde gatos vivem livres e seguros não existe. Então se eles têm uma casinha com conforto, é ali que viverão felizes. Evite que um passeio seja uma brecha para um acidente tramático para você ou para ele! Se você tem mais de um gatinho, certamente eles encontrarão a melhor maneira de viverem felizes no seu apartamento, seja brincando, dormindo juntos, dando banho no irmão...

Por que ter mais de um gatinho?



Em geral os gatos vivem bem em dupla e mesmo em bando. O fato é que ter dois ou mais gatos é, na maioria das situações, uma indicação dada pelos especialistas. Sobretudo, quando os donos passam períodos prolongados fora de casa. A vida com companhia da mesma espécie é sempre mais ativa e quase sempre mais animada e feliz que a vida solitária. Há inclusive estudos que demonstram que, quando os gatos se dão relativamente bem, é melhor deixá-los vivendo em grupo do que separados individualmente. Pode ser que eles fiquem a maior parte do tempo em cantos separados, procurando explorar locais diferentes da casa, mas o fato de saberem que convivem com outros felinos os torna muito mais tranquilos e sociáveis.




Mas mesmo entre gatinhos extremamente amigos uns dos outros, pode haver uma relação de dominância. E, diferentemente do que em geral ocorre com cães, essa dominância muitas vezes é silenciosa. Na presença do manda-chuva, o mais submisso, aparentemente também sereno, afasta-se e dá a vez a ele, deixando, portanto, de se alimentar. Situações do gênero não ocorrem exclusivamente em torno de questões gastronômicas. Também podem envolver brinquedos, caminhas e, virtualmente, tudo o que fizer parte do universo dos gatos protagonistas. Como evitar esse problema potencial? Sendo generoso e estratégico nas ofertas. Em vez de um prato de comida ou mesmo de dois ou três num mesmo canto da casa, espalhe-os em lugares diferentes e distantes o bastante para que, estando num dos pontos, não se aviste os demais. O princípio vale para qualquer outro item que possa despertar o instinto de posse dos exemplares dominantes.





Pense com carinho na possibilidade de dar um irmão ao seu filho felino, você não quer ele inventando amigos imaginários para brincar em casa :)





Texto excelente sobre hierarquia dos gatos

Extraído da página gatinhobranco.com (http://gatinhobranco.com/?p=2936)









  • =^.^=
hierarquia gatos
O que é um grupo de gatos

Antes de partir para a explicação de quem manda em quem, é preciso entender o que é um grupo de gatos. Um grupo de gatos, ou colônia, é quando vários indivíduos que podem sobreviver de maneira independente (os gatos) convivem juntos, por escolha ou imposição das paredes da nossa casa.
Isso quer dizer que cada gato consegue se manter vivo sem ajuda de outros, eles caçam sozinhos, se defendem sozinhos e podem fazer as atividades do dia a dia totalmente sozinhos, MAS gostam e se beneficiam de companhias da mesma espécie. Se tiverem opção, a maioria dos gatos escolhe conviver com outros gatos: eles tomam banho juntos, brincam juntos, dormem juntos e as fêmeas até criam os filhotes juntas.
Tamanho
Num ambiente ideal, os grupos de gatos têm de 3 a 4 indivíduos. Em situações extremas de falta de alimento ou abrigo, gatos ferais em liberdade formam colônias um pouco maiores. Mas quando são forçados a viver em grupos grandes, a vida dos gatos tende ao caos, surgem os párias (aquele gato que nunca sai debaixo da cama por que apanha de todos) e o stress se torna constante pela tensão sempre presente, o que leva a problemas físicos e mentais gravíssimos.
Isso acontece porque eles são muito territorialistas e mesmo em sociedade cada gato ainda precisa manter sua pequena parcela de independência: ter um cantinho para chamar de seu, a possibilidade de momentos de sossego e a liberdade de caminhar de cabeça e rabo erguidos sem outros gatos pulando no cangote.
Hierarquia
A natureza das relações entre os gatos torna a hierarquia do grupo algo extremamente complexo. O “esqueleto” da coisa é uma escada de dominância: um líder supremo no topo, um outro dominante no degrau logo abaixo (subordinado apenas ao líder), outro logo abaixo (subordinado ao líder e ao segundo), e assim segue. Machos jovens, saudáveis, fortes e não castrados tendem a estar no topo, mas o que realmente determina a posição é a personalidade de cada um.
O que torna a situação complexa é que a hierarquia não é fixa, por exemplo: o gato que manda no arranhador da sala pode não ser o mesmo que manda na sua cama! É a história de cada gato ter seu “espacinho”, como se fossem dois irmãos humanos, cada um tem um quarto e manda no próprio quarto.
Outra boa metáfora é a da televisão: cada irmão tem seu horário de “direito” na televisão, assim como os gatos em seus pontos preferidos. Quem tem direito ao peitoral da janela de manhã pode não ser quem tem direito à tarde ou à noite.
Além disso, a hierarquia dos gatos pode mudar e ser desafiada com frequência. Às vezes por motivos óbvios (um novo gato na casa), às vezes por motivos que nós nem imaginamos (uma mudança de atitude nossa, uma reforma no ambiente). E essa mudança pode ser tão sutil que passa despercebida, ou tão brusca que desencadeia uma série de brigas e chiados.
Existem também muitas situações em que um gato desafia seu dominante (para continuar no seu colo, por ex) e muitas situações que o dominante simplesmente não está nem aí e sai andando para tomar banho (mostrar indiferença é um sinal claro de superioridade).
E qual seu papel em tudo isso?
Basicamente, de manter a paz e o ambiente harmonioso! Oferecendo um ambiente enriquecido e mantendo o número de gatos adequado a esse ambiente, você já fez seu papel de super mãe ou super pai! Você deve interferir na hierarquia do grupo quando perceber que tem alguém fazendo bullying, alguém vivendo com medo, alguém que não tem vez na caixa de areia ou água ou comida… E para cada caso e cada gato existe uma terapia diferente, se surgir um problema, aqui é um bom lugar para começar a pesquisar as soluções :)

Seu melhor amigo

Sim, o gato gosta da nossa companhia. Sim, ele tem a maneira dele de mostrar isso e você vai aprender com o tempo. Sim, ele admira cada segundo que ele passa com você, até compartilha dos mesmos hobbies algumas vezes!





Você o adotou agora? Ele é tímido, desconfiado? Não se preocupe...o tempo e a convivência se encarregarão de ajustá-lo ao seu ambiente e criar um belo vínculo entre vocês.






Sim, eles também exigem carinho e não se conformam quando você dá só um pouco...são insaciáveis rsrsrs



E também dizem quando já está bom (hahahahaah), mas isso é mais raro!



Viajando e deixando seu gatinho - qual a melhor opção, deixá-lo em hotel eu chamar alguém para tomar conta?


Ao se ausentar por alguns ou muitos dias, prefira sempre deixar seu animal em casa, no ambiente dele. Saídas estressam o animal de forma desnecessária. Se ele pudesse lhe responder, sempre iria preferir ficar em casa. Pode vir à cabeça, num primeiro momento, a ideia de levá-lo junto para a viagem, mas será que vale a pena o stress da viagem, a possível falta de segurança do local onde você estará hospedado? (telas de proteção, entra e sai de gente, etc). Lembrando que estamos falando de viagens em que obviamente você voltará - mais adiante falaremos de mudanças definitivas. Bom, decidindo deixá-lo em casa, peça para alguém de sua EXTREMA confiança, que goste de gatos e tenha noções de posse responsável (principalmente no cuidado com a porta na entrada e saída), para vir trocar os potes de água e comida, a areia higiênica e também gastar um tempinho mimando seu bichano. Isso fará com que ele se sinta cuidado e assistido durante sua ausência. Caso não tenha ninguém de confiança que possa cuidar do seu gato dê uma olhada no site petroomie.com.br (inclusive a dona deste blog está cadastrada como cat sitter lá). Uma outra opção para quem quer viajar e quer deixar seu gato hospedado é o hotel da Gataria (no RJ, claro, que é a maioria do público alvo deste blog), um hotel de ponta onde seu gato é tratado da melhor forma possível. No site do petroomie também há opções de hospedagem na casa das pessoas.




Para rir um pouco: Regras de Estiquetas dos Gatos


1. Se você tiver que vomitar, pule rapidamente no sofá. Se o sofá estiver longe demais, procure um bom tapete.


2. Quando chegarem visitas em casa, determine logo qual detesta gatos para sentar no colo dela durante toda a noitada. Ela não terá coragem de empurrá-lo para o chão e pode ser até que venha a dizer "Gatinho bonito!". Se você estiver com bafo de comida de gato, melhor ainda.


3. Para sentar no colo ou se esfregar em perna de gente usando calça comprida escolha, de preferência, cores contrastantes com as suas.


4. Acompanhe as visitas ao banheiro. Não é necessário fazer nada. Basta sentar e ficar encarando.


5. Não permita portas fechadas em cômodo algum. Para abrir uma porta, apóie-se nas patas traseiras e bata nela com toda força que tiver nas dianteiras. Quando a porta for finalmente aberta para você, não é necessário usá-la. Afinal, todos têm o direito de mudar de idéia.


6. Quando você ordenar a abertura de uma porta que dê para a rua pare exatamente no meio do caminho, entre a porta e o vão, e aproveite para pensar na vida. Isso é particularmente importante em noites muito frias e em épocas de mosquitos.


7. Se uma pessoa estiver ocupada e outra à toa, fique com a ocupada. Se alguém estiver lendo, chegue bem perto, e dê um jeitinho de meter o focinho entre o livro e a cara da pessoa. Desconsidere isso em casos de leitores que abrem livros ou jornais em cima da mesa. Nesses casos basta deitar em cima do que estiver sendo lido.


8. Se algum dia encontrar uma senhora tricotando, suba no colo dela e deite. De repente, estique a pata e, como quem não quer nada, dê um bom tranco nas agulhas. Observe os acontecimentos. Isso se chama “perder o fio da meada”.


9. Quando encontrar alguém fazendo o dever de casa sente-se na folha de papel que estiver sendo trabalhada. Depois de ter sido removido de lá pela terceira vez, vá para outro canto da mesa e empurre tudo que se mexa: lápis, cola, tesoura e o que mais houver.


10. Durma bem durante o dia para estar novo em folha - e pronto para brincadeiras - entre 2 e 4 horas da manhã. Se seu humano trabalhar durante a noite, modifique seus hábitos para poder estar com a corda toda entre as 10h e o meio-dia.







Mais curiosidades